Globo põe crédito no celular de estudante sem internet para participar ao vivo do Encontro

O programa abordou as dificuldades enfrentadas por muitos estudantes no tocante ao preparo para o Enem 2020.

PUBLICIDADE

Na edição desta sexta-feira (22) do Encontro com Fátima Bernardes, a direção da atração matinal da Rede Globo colocou crédito no celular do estudante Caio de Portel, residente no estado do Pará. O jovem de 19 anos foi usado como exemplo para demonstrar que grande parte dos candidatos ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não possuem acesso a internet com velocidade adequada para realizarem os seus estudos on-line dentro de suas casas.

“Para a gente conversar com o Caio, tivemos que colocar um crédito no celular dele. Ele não tinha, realmente, internet. Não tinha como a gente conversar, e a gente achou que era importante que ele desse a posição dele”, disse Fátima Bernardes no momento da entrevista com o jovem, explicando a situação de dificuldade que ele enfrenta.

Caio foi questionado sobre a opinião com relação à decisão do governo federal no sentido de adiar as datas do Enem 2020. Caio compreende que, ainda sendo benéfica para a maioria dos estudantes do país, a decisão não possui efeitos práticos, tendo em vista que não contorna o problema da desigualdade enfrentada por grande parte dos candidatos ao exame, que pleiteiam uma vaga em cursos superiores.

“Querendo ou não, o adiamento só vai beneficiar as famílias mais favorecidas, que tem internet dentro de casa”, explicou o estudante. Para se preparar para o Enem, o jovem Caio está utilizando livros emprestados, além de arquivos em formato PDF enviados pelos seus amigos por meio de aplicativos de mensagens.

O Encontro apontou o grande problema vivido no Brasil com relação ao acesso à internet. O psicólogo Rodrigo Nejm trouxe dados que apontam 4,8 milhões de domicílios com crianças e adolescentes sem o devido contato com esta tecnologia.