Vídeo com enfermeiros ‘forjando’ casos de coronavírus em São Paulo é fake

Imagens foram feitas no México com uma equipe médica que atendeu um paciente que teve Covid-19.

PUBLICIDADE

O coronavírus tem feito milhares de mortes em todo o Brasil e no mundo. No entanto, um vídeo está sendo divulgado na web e está criando polêmica. Ele mostra enfermeiros e outros profissionais de medicina preparando uma maca, que tem uma proteção, supostamente para uma vítima de coronavírus. Na internet, muita gente diz que as imagens foram gravadas em São Paulo e seria uma forma dos enfermeiros “forjarem” mais uma vítima de coronavírus. 

No entanto, a notícia é fake news, como mostra uma matéria publicada nesta sexta-feira, 22 de maio, pelo portal de notícias R7. O vídeo sequer foi gravado em São Paulo, mas sim no México. Segundo o portal de notícias ligado a Record, as imagens estão mesmo associadas à uma pessoa com coronavírus, mas não “forjam” o aumento do número de vítimas, como sugere a fake news. 

No vídeo, há ainda um homem com roupa preta que aguarda em pé a preparação da maca. No entanto, quando a maca fica pronta, o homem entra no local e se deita. Por isso, surgiram os rumores de que isso seria um indicativo que os números da Covid-19 estariam sendo inflados. 

No entanto, o segundo homem entrou na ambulância porque também estava com suspeita da doença. Ele foi levado junto na ambulância para se manter em isolamento. O vídeo foi feito na cidade de Tuxpan, localizada no estado mexicano de Veracruz. 

Gravado no México, o vídeo teve até o apoio de uma autoridade local. “Após várias horas de espera, a equipe municipal de saúde teve que colocar tudo em primeiro lugar para salvaguardar a vida de um ser humano. Talvez alguns critiquem, mas é melhor fazê-lo do que não”, disse em uma rede social, Juan Antonio Aguilar Mancha, espécie de prefeito da região.