Em tempo de pandemia, estes são os perigos de andar descalço em casa

Alguns cuidados são necessários, pois apesar de parecer inofensivo pode trazer problemas.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova realidade para o mundo. Novos hábitos e mudanças de comportamento estão se tornando a rotina atual da humanidade. Toda essa transformação se deve a proliferação de uma das enfermidades que vem assolando os países e deixando um rastro de morte em praticamente todos os locais.

Uma das formas de evitar a proliferação desenfreada da doença a Organização Mundial de Saúde – OMS, orientou que os países adotassem o isolamento social. Além disso, as medidas de higiene também precisam ser intensificadas. Lavar as mãos, uso do álcool gel e máscaras faciais são um dos novos cuidados que a população teve que adotar.

Também é importante evitar aglomeração de pessoas, higienizar as compras e quem pode deve sempre ficar em casa. Aliás, como boa parte da população está ficando mais dentro das residências, as salas acabaram se transformando em verdadeiros escritórios, por causa do home office adotado por muitas empresas.

O fato de ficar mais dentro de casa faz com que as pessoas deixem de lado os sapatos e fiquem mais confortáveis. Muitos até mesmo resolvem deixar de lado o chinelo e ficam descalças. Mas, será que esse hábito pode esconder algum risco para a saúde? A resposta foi dada por um especialista, o cirurgião ortopédico Andy Brief.

De acordo com o especialista, andar por aí descalço em casa pode aumentar a probabilidade de machucados na região, feridas ou cortes. Afinal de contas, o indivíduo acaba estando mais sujeito a deixar que algo caia sobre o seu pé, podendo arranhar os dedos ou até mesmo pisar em algum objeto estranho. Também é importante frisar que se estiver usando meias, há um risco maior de escorregar e acabar caindo.

Muitas pessoas talvez não saibam, mas esse costume pode criar problemas nos ossos e tecidos moles. O médico disse que andar descalço ou mesmo usar um calçado que não seja adequado pode deixar a pessoa mais vulnerável ao desenvolvimento de doenças nos pés.