Porquê seu cachorro olha pra você enquanto faz cocô?

Se você sempre quis saber por que os cachorros olham para o dono quando estão fazendo as necessidades, isso finalmente foi revelado!

PUBLICIDADE

Uma atitude um tanto quanto peculiar, para não dizer que é bem esquisita. Seu cachorro começa a te encarar, no momento exato em que atende ao chamado da natureza. E esse olhar é fixo, no fundo dos seus olhos, como se estivesse querendo hipnotizar você em um momento bem inoportuno. Quer saber o porquê desse comportamento do seu melhor amigo? Leia a matéria.

Para começar a entender essa situação, cientistas analisaram o comportamento geral dos cães e, em particular, a questão da troca de olhares entre eles e seus humanos. Eles descobriram que os cães têm nos humanos figuras como pai e mãe. Isso ficou comprovado após observarem que no organismo do animal ocorrem reações fisiológicas que também ocorrem entre mães e filhos, por exemplo. 

Sendo assim, a primeira hipótese é de que os animais olham para os donos em busca de segurança, visto que a situação coloca a todos em um estado de vulnerabilidade.  

A segunda, seria dos animais que são repreendidos quando fazem xixi ou cocô no lugar errado. Sendo assim, eles olham para os donos como uma criança que olha fixamente para os pais, aguardando um tipo de autorização para aquela atitude.  

Outra hipótese, no sentido oposto, é a dos cachorrinhos que são adestrados desde pequenos, talvez não de forma profissional, mas recebendo carinhos e petiscos quando defecam e urinam no lugar correto. Mesmo depois que crescem, olham pra você porque estão aguardando receber algum tipo de recompensa. 

No fim das contas, o importante é que seu pet é como um bebê, extremamente dependente de você pra tudo, não somente na hora de fazer as necessidades naturais. Ame-o e proteja-o, jamais o abandone nos momentos mais delicados.