Como proteger seu cão do barulho dos fogos; este truque é essencial

A audição dos cães é muito mais poderosa do que a dos seres humanos e você precisa aprender esse truque.

PUBLICIDADE

Um problema que todos os donos de amimais passam, pelo menos, uma vez ao ano. Os proprietários com um pouco menos de sorte ainda enfrentam outras ocasiões, como, por exemplo, vizinhos torcedores que assistem futebol uma ou duas vezes por semana. Tranquilizar os animais nessas situações com fogos de artifício é bem complicado, mas esse truque que você vai aprender resolve definitivamente o problema.

Os cachorros possuem uma audição muito mais sensível que os humanos, podendo ouvir alguns sons quando nós acreditamos estar no mais absoluto silêncio. Você já deve ter visto apitos de adestramento, por exemplo, que parecem não emitir som algum.

Muitos cachorros mostram apenas um leve incômodo com o som alto de uma sequência de foguetes, enquanto outros animais acabam desenvolvendo fobias graves, como a síndrome do pânico. O Tellington Touch promete acabar com esse sofrimento, ou pelo menos evitar danos maiores à saúde dos pets.

O método baseia-se na comprovação de que a sensibilidade dos animais está nas orelhas, patas e traseira. Por isso, deve-se envolver o cachorro com um tecido de forma moderada, sem muita pressão, para estimular a circulação nas extremidades do corpo e amenizar as tensões, reduzindo a irritação. Logo abaixo, você confere um passo a passo para realizar a técnica corretamente.

Imagem:

A bióloga Helena Truksa trabalha na Ethos Animal e seus estudos e projetos focam na psicologia comportamental dos animais. Segundo ela, “os cães sentem-se mais seguros em locais pequenos e apertados, e as faixas e camisetas desenvolvidas com essa finalidade, simulam esta sensação.”

A explicação assemelha-se a uma outra técnica, utilizada para acalmar bebês recém-nascidos, onde também são envolvidos em mantas ou lençóis com o objetivo de simular a sensação de aconchego do útero materno. E funciona mesmo, sendo recomendada pelos melhores pediatras.

A bióloga salienta que a técnica visa amenizar o desconforto, mas que se recomenda que os donos fiquem atentos ao resultado geral e às alterações que podem surgir em seus companheiros durante a permanência do barulho dos fogos de artifício.