Segunda Onda? Novo surto na China dá sinais de que pandemia pode ser ainda pior

Novo surto de contaminação por coronavírus indica que vírus está em mutação genética.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus está com dados alarmantes pelo Brasil e pelo mundo. Em mais um dia triste, o Brasil teve uma nova quebra de recordes, dessa vez em novos casos diagnosticados: 19.951. Já entre os mortos foram 888 novas vítimas em 24 horas.

Agora, uma nova notícia preocupa não só o Brasil, mas o mundo todo, uma vez que médicos na China estão observando que o coronavírus está se manifestando de formas diferentes entre diferentes pacientes de um novo foco na região norte.

Esses dados levaram em consideração os registros realizados no surto original que começou em Wuhan. Os dados sugerem que esse patógeno pode mudar de maneiras não conhecidas, ou seja, o vírus da Covid-19 está em mutação, o que pode ser ainda pior, pois se complicam os esforços para eliminá-lo.

Pacientes de algumas regiões daquele país estão portando o vírus por um período ainda maior, sendo que seus testes estão demorando mais para testar negativo. Um dos principais médicos de lá, Qiu Haibo, disse isso durante uma entrevista.

Além disso, pacientes da região nordeste da China estão levando ainda mais tempo para apresentar os sintomas iniciais da doença, dificultando a identificação de novos casos e a contagem de novas vítimas.

“Como os pacientes infectados não apresentaram sintomas por um período mais longo, isso criou focos de infecções familiares”, disse Qiu, que trabalhou em Wuhan para ajudar no combate do surto original. Por conta disso, foram tomadas novas medidas de confinamento em uma região com mais de 100 milhões de pessoas.