in

Estes são os 8 segredinhos para ter o seu bebê dormindo a noite toda

Aprenda algumas dicas importantes que vão ajudar os bebês a terem uma noite de sono tranquila.

Divulgação/Mãesdofuturo
Publicidade

As mamães de bebês sabem o quanto são difíceis os primeiros anos de vida das crianças. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos pais é que a criança tenha uma noite de sono tranquila e que consiga dormir a noite inteira.

Um estudo realizado pelo Centro Médico da Universidade de Rochester, Inglaterra, abordou o assunto. A pesquisa sugere que o sono do bebê acaba sendo afetado por algumas coisas, entre elas a predisposição genética, temperamento ou até mesmo ansiedade na gestação. Hábitos ruins também contribuem para isso sendo importante implantar uma rotina, evitar estímulos na hora de dormir colocar medo na criança e até mesmo no que diz respeito a iluminação do ambiente.

Publicidade

Esse artigo vai elencar 8 dicas para ajudar no sono do bebê. Vale ressaltar que esses hábitos devem ser adquiridos antes da criança completar o primeiro ano de vida.

Publicidade

1 – Rotina

Os especialistas no assunto sempre batem nessa tecla. Os bebês precisam de uma rotina para conseguir dormir melhor. Por isso, é importante criar hábitos como dar um banho morno, fazer uma massagem, tomar a mamadeira e ir para a cama. No começo, eles podem ter resistência, mas acabam se acostumando. É importante dormir sempre no mesmo horário e local.

Publicidade

2 – Diferenciar dia e noite

A criança vai dormir melhor seguindo o ciclo circadiano. Portanto, nas sonecas durante o dia a mãe não deve escurecer o ambiente e a noite não deve deixar luzes acesas.

3 – Sonecas durante o dia

Algumas mamães tem uma ideia equivocada sobre esse assunto. Na verdade se o bebê não dorme bem durante o dia, o mesmo acontece à noite. O pequeno que fica acordado muito tempo tem um o hormônio cortisol elevado (hormônio do estresse) e vai ter uma tendência maior a acordar durante à noite.

4 – Ambiente propício

Deixe as luzes apagadas ou uma fonte de luz indireta e fraca. É importante verificar se o bebê está com frio ou superaquecido. O silêncio é essencial para que ele consiga dormir. Além disso, verifique se está confortável e seco.

5 – Levar acordado para cama

Procure levar o pequeno acordado para o berço ou cama. Os que acostumam a dormir nos braços ou mamando podem ter dificuldade em permanecer ao ser colocado lá.

6 – Boa alimentação

Crianças que não se alimentam corretamente durante o dia, certamente vão acordar sentindo fome durante a noite.

7 – Atividade repetitiva

O movimento repetitivo, como balançar, é quase algo hipnótico, isso trás uma memória, pois imita o caminhar da mãe quando ele estava dentro do útero. Além disso, é algo relaxante para o bebê.

8 – Local agradável

Procure fazer com que o berço seja um lugar agradável para a criança. Dar um bichinho pode ajudar a na sensação de conforto.

Se as dicas não surtirem efeito procure a ajuda do pediatra. Mas, vale ressaltar que a melhor forma de fazer o bebê dormir é criar uma rotina agradável e relaxante.

Publicidade
Shyrlene SP

Escrito por Shyrlene SP

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, mas principalmente sobre o tema maternidade. "Busco levar a vida seguindo o manual do criador, a Bíblia". Tem uma sugestão de pauta? Faça contato comigo: shyrlenepsouza@yahoo.com.br