Coronavírus: 112 pessoas são contaminadas em academias e infectologista faz alerta

Os frequentadores de academias devem tomar todo cuidado para não serem infectados.

PUBLICIDADE

Na cidade de Cheonan, na Coreia do Sul, cerca de 112 pessoas foram contaminadas pelo novo coronavírus após aulas de danças. O ocorrido veio a comprovar que atividades em ambientes fechados oferecem alto risco de contágio pelo vírus.

Pesquisadores a Universidade de Dankook inclusive fizeram um estudo abordando esse fato e o resultado foi publicado na revista Emerging Infectious Diseases. A pesquisa mostra que as mais de 100 contaminações ocorreram em aulas realizadas em 12 academias da cidade.

Desse total, 82 infectados eram assintomáticos, ou seja, eles podem ter transmitido o novo coronavírus para outras pessoas sem saber, já que não apresentaram nenhum sintoma da Covid-19.

Ainda de acordo com os pesquisadores, os instrutores das academias é que foram responsáveis por mais da metade das contaminações, já que não apresentavam sintomas e deram aulas para dezenas de alunos.

“Os instrutores e os alunos se reuniram apenas durante as aulas, que duravam 50 minutos duas vezes por semana e não tinham contato fora da sala. Em média, os alunos desenvolveram sintomas de 3 a 5 dias após participar de uma aula de dança física”, informaram os pesquisadores de Dankook.

Academias geralmente oferecem uma atmosfera úmida e quente, concluiu a pesquisa e isso facilita o contágio entre os frequentadores. Para os pesquisadores, atividades de menor intensidade oferecem menos risco, por isso é preciso evitar os exercícios pesados em espaços confinados durante esta pandemia.

André Bon, infectologista do Hospital de Brasília, lembrou que as academias contam com superfícies que são compartilhadas o tempo todo e a higienização nem sempre é feita de forma correta, o que facilita a propagação do novo coronavírus.

A dica é fazer exercícios em casa, ou se for à academia, usar máscara e jamais levar as mãos ao rosto, usando álcool gel quando deixar algum aparelho.