Máscara capaz de matar o novo coronavírus está sendo desenvolvida por pesquisadores

As máscaras já se tornaram comuns no dia a dia das pessoas e elas poderão ter uma função extra.

PUBLICIDADE

As máscaras faciais se tornaram de uso obrigatório para todas as pessoas em vários países. Agora elas são vistas por todos os lugares e é uma ótima forma de ajudar na redução da transmissão do novo coronavírus.

Os pesquisadores da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, resolveram dar uma função extra a estas máscaras protetoras e incluíram uma membrana que é capaz de matar o vírus responsável pela Covid-19.

Estas novas máscaras contam com uma membrana com enzimas que são capazes não só de capturar o novo coronavírus, como também acabar com ele. É que as enzimas conseguem se ligar à proteína spike, que é aquela parte que o vírus usa para entrar nas células humanas e a separa, eliminando assim o invasor.

De acordo com o diretor do Centro de Ciências da Membrana da universidade, Dibakar Bhattacharyya, cerca de 150 mil dólares serão destinados ao projeto que deve levar até seis meses para que possa passar por todas as etapas, inclusive a de testagem.

Segundo Dibakar Bhattacharyya, a máscara oferece outro grande benefício que é o fato de eliminar as partículas virais do ar e explicou: “Essa inovação desaceleraria ainda mais e até impediria a propagação do vírus. Também teria aplicações futuras para proteger contra vários vírus patogênicos humanos”.

Mas o grande desafio agora para esses pesquisadores é conseguir provar que estas máscaras são seguras e ainda, fazer com que elas possam ser produzidas em grande quantidade e por um preço acessível a toda população. Por enquanto não dá para saber quanto uma máscara desta custaria.