Médicos debatem uso de Annita e cloroquina no combate ao novo coronavírus

Infectologistas de vários países estão debatendo a eficácia da cloroquina e também de um vermífugo contra a Covid-19.

PUBLICIDADE

Donald Trump declarou nesta última segunda-feira (18), que tem feito uso diário da hidroxicloroquina, mas que antes perguntou ao médico da Casa Branca se haveria algum problema.

Aqui no Brasil este medicamento vem sendo usado somente quando se trata de um caso mais grave, só que Jair Bolsonaro que mudar isso e liberar também para as fases iniciais da Covid-19.

Em todo o mundo vem sendo realizadas pesquisas para descobrir quais são os melhores medicamentos contra o novo coronavírus, mas ainda não há um consenso.

Os médicos infectologistas Edimilson Migowski e Sergio Cimermmann deram uma entrevista à CNN e avaliaram a cloroquina e também a Annita, o vermífugo Nitazoxanida, que podem ser usados no combate à doença.

Para Cimermmann, o presidente dos Estados Unidos teve uma atitude ‘equivocada’ quando disse que usa a medicação de forma preventiva, uma vez que ‘há ressalvas’ no uso da hidroxicloroquina, já que os estudos mostraram que não há benefício clínico no tratamento da Covid-19.

O vermífugo Annita é uma alternativa ao uso da cloroquina e segundo Migowski, os primeiros estudos feitos apontam que os resultados são otimistas e explicou: “Dos 188 pacientes que estão sendo monitorados, 184 evoluíram bem o quadro clínico, quando medicado nas primeiras horas da doença e nenhum paciente foi a óbito. No caso da cloroquina, ainda não sabemos”.

Cimermmann disse que o vermífugo Annita tem efeitos colaterais baixos e que as pesquisas continuarão sendo feitas para avaliar a efetividade da droga.