Como criar sua própria horta orgânica em casa com apenas 3 passos

Durante a pandemia e o distanciamento social, a criação e cuidados com uma horta doméstica tem sido uma saída.

PUBLICIDADE

Uma horta doméstica é antes de mais nada um hobby. Os cuidados com a terra, a sua preparação, o cuidado e a atenção destinada para que o projeto dê certo é um dos pontos mais importantes e, claro, o prazer de ver o desenvolvimento dia após dia. Como fazer uma horta orgânica em casa, tem sido uma das palavras mais procuradas durante a pandemia. Através destes 6 passos simples você poderá conseguir ter a sua.

Escolha o local de sua horta

Neste ponto o fundamental a se saber é que o sol ‘nunca é demais’. O pilar do sucesso de sua horta tem relação direta com o lugar onde ela ficará. Estima-se que seja necessário em torno de 6h de sol por dia, além de proteção contra fortes ventos. Procure um lugar arejado e com boa incidência de sol, mas de forma indireta, não deixe ele queimar seu projeto.

Cultive as mudas antes de colocar no canteiro

Outra coisa importante é tentar ‘incubar’ sua muda em separado, esperar que adquira um tamanho maior e só depois transportá-la para o local onde ficará em definitivo.

Solo

O uso de substratos e lixo orgânico ajudarão na melhoria da qualidade do solo que, por consequência, fornecerá os nutrientes necessários para o adequado desenvolvimento de sua horta. Lembre-se de mantê-lo úmido, mas sem encharcar, evitando a proliferação de fungos.

Conceito extra – A observação aos detalhes

É comum que ervas daninhas comecem a se desenvolver juntamente com a sua horta. Pior que isso, elas também consomem os nutrientes que serviriam para o desenvolvimento dela, retire-as assim que notar algo de estranho crescendo junto o que deveria.