Por que nós babamos enquanto dormimos? Como podemos evitar?

Saiba omotivo pelo qual babamos quando dormimos e como podemos evitar.

PUBLICIDADE

Segundo especialistas, é considerado baba o excesso de saliva que sai da boca. Sendo assim, é algo normal que todas as pessoas tenham esse problema de vez em quando. Porém, quando esse fato acontece de forma recorrente, deixa de ser algo normal e passa a ser um sinal do desenvolvimento de alguma doença ou mau funcionamento do corpo.

Quando as pessoas dormem, é normal que os músculos do corpo relaxe, incluindo os da boca. Portanto, quando se junta o excesso de saliva que é normalmente produzido, com o músculo da boca relaxada, é comum que a boca se abra nesse espaço de tempo e a saliva saia.

Quais são os outros fatores que podem ocasionar a baba no travesseiro ao acordar? Como resolver?

Principalmente pessoas que estão resfriadas ou gripadas, é comum que precisem respirar pela boca e a saliva acabe saindo. Neste caso, para evitar a baba ao acordar, é preciso descongestionar as vias nasais antes de dormir, melhorando assim toda noite de sono.

Se este problema acontece mesmo quando não se está gripado ou resfriado, outra solução é mudar a posição na hora de dormir. Embora seja uma das posições preferida pelas pessoas, dormir de lado aumenta as chances de a saliva escorrer durante a noite, portanto, dormir de barriga para baixo ou para cima, são as melhores opções para quem possui este problema.

No entanto, às vezes mesmo com todas essas mudanças e cuidados, o escorrimento de saliva durante a noite pode continuar. Segundo os especialistas, caso isso aconteça, é importante procurar um médico para identificar de onde está vindo o problema de fato. Dessa forma, é possível encontrar o problema e consequentemente a solução.