Depressão: como reconhecer os sinais da doença do século

Aprenda a reconhecer os sinais da doença que tem se alastrado nos últimos anos.

PUBLICIDADE

Muito se fala de câncer, problemas do coração e outras doenças que estão crescendo neste século, porém, pouco se fala da Depressão que, segundo especialistas, é uma das doenças mais perigosas e silenciosas que temos na sociedade atualmente.

Falta de energia ao realizar atividades comuns, sono constante e tristeza profunda pode ser sinais de depressão. Além disso, outros sintomas podem acontecer por falta da produção de serotonina, hormônio responsável pela sensação de bem-estar.

Quando todos esses sinais acontecem e persistem por longos períodos de tempo, é um alerta para consultar um psiquiatra. Para reconhecer os principais sintomas dessa doença, você vai conhecer os 5 principais sinais para você entrar em alerta; veja.

1. Perda de energia e cansaço constante

Perda de energia e desânimo são fortes sinais de depressão, principalmente se o desânimo está ligado a atividades que antes eram interessantes de fazer.
Outro grande sinal é o desinteresse em fazer outras atividades da vida, como limpar a casa, trabalhar, estudar e até levantar da cama. 

2. Sensação de tristeza profunda

Esse sem dúvidas é um sinal perceptivo não só para quem está com depressão, mas também para quem convive com essa pessoa.
Sinais como: rosto triste, corpo curvado, crise de chorar frequente, muitas vezes sem motivo aparente e pensamentos suicidas no pior dos casos, são sinais para deixar qualquer um em alerta. 

3. Irritabilidade ou lentidão

Por conta de um desequilíbrio hormonal muito grande, é muito comum que pessoas depressivas fiquem irritadas por situações comuns do dia a dia.
Porém, junto com a raiva e surtos, é possível notar uma grande lentidão na pessoa, principalmente na forma de falar. 

4. Insônia e alterações de peso

É muito comum em pessoas com depressão a presença de insônias constantes. Juntamente com a insônia, vem a alterações no peso, tanto para cima, como para baixo.

5. Dores no corpo

Por ficar noites sem dormir, com os hormônios em desequilíbrio e a alimentação ruim, também é comum as dores no corpo.
Além disso, outros problemas como queda de cabelo, pernas inchadas e unhas fracas, são sintomas que podem aparecer. Caso esses sintomas apareçam e persistam, é de suma importância procurar ajuda médica.