Traficantes determinam toque de recolher no RJ em meio à pandemia: ‘ronda vai passar’

Mensagem foi enviada aos celulares dos moradores de comunidade do Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

A pandemia causada pelo novo coronavírus tem afetado muita gente em todo o Brasil. Todos os estados adotaram medidas para evitar a disseminação do vírus, mas a baixa adesão em alguns lugares preocupa as autoridades e até a criminalidade.

O Rio de Janeiro é um dos estados que mais sofrem com a pandemia e registra alto número de mortos: 2.715 óbitos e mais de 22 mil casos confirmados até o momento. O número não para de crescer. Em todo o Brasil, são mais de 16 mil mortes e quase 250 mil casos confirmados.

Nesta segunda-feira (18), o site O Antagonista publicou a mensagem que traficantes da favela Camarista Méier, no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro, enviaram à comunidade. O objetivo dos criminosos é evitar a grande circulação no local. O toque de recolher começa a valer na quarta (20).

A mensagem foi enviada ao celular dos moradores. “Atenção, comunidade da Camarista e Outeiro, a partir de quarta-feira, dia 20 de maio, comércio terá que ficar a meia porta. Comprar e ir embora pra casa, exceto mercadinho, farmácia e hortifruti. Todos os moradores da comunidade terá que usar suas máscara (sic)”, diz trecho do comunicado.

Os traficantes ainda informam que o toque de recolher começa a contar a partir das 21h. Somente moradores que estão chegando ou saindo para o trabalho ficarão livres para circular a partir das 21h. “Abraço o papo para o papo não te abraçar. A ronda vai passar e é sem simpatia”, finaliza. Em 2019, o G1 publicou reportagem em que mostrava que 3,5 mil pessoas da comunidade viviam sem água potável. O acesso à água era feito apenas por meio de poços.