Depois de 30 anos, Collor pede perdão por confisco da poupança e revolta os brasileiros

O pedido de desculpa do ex-presidente Fernando Collor não foi bem aceito por muitos.

PUBLICIDADE

Fernando Collor de Mello (Pros-AL) resolveu pedir perdão aos brasileiros por ter confiscado o saldo das poupanças na década de 90 durante seu governo. O ex-presidente e atual senador usou seu perfil no Twitter para fazer uma série de postagens nesta segunda-feira (18).

Ele disse nas postagens que naquela época o Brasil enfrentava um momento difícil, mas admitiu que seu governo acabou piorando ainda mais e errou quando proibiu os brasileiros de sacarem o dinheiro que tinham em suas poupanças.

Ao abordar o assunto nas redes sociais, Collor disse que é ‘chegado o momento de falar com ainda mais clareza’ desse assunto que ele chamou de ‘delicado e importante’.

O senador explicou que quando assumiu a presidência da república, o país enfrentava uma tremenda desorganização econômica e que a hiperinflação estava em 80% ao mês. Em outra mensagem, Collor alegou que os mais pobres estavam sendo prejudicados, pois estavam perdendo o poder de compra em poucos dias e muitos até morriam de fome.

O ex-presidente contou que ao preparar as primeiras medidas de seu governo, ficou conhecendo um plano que economicamente seria viável, mas ‘politicamente sensível’, já que na visão dos profissionais de sua equipe as chances de êxito eram enormes e poderia combater a inflação.

O Plano Collor foi responsável pelo bloqueio do saldo da poupança dos brasileiros que não puderam sacar o dinheiro por 18 meses. Também foi nesse plano que houve a troca do cruzado novo para o cruzeiro como moeda oficial do Brasil.

https://twitter.com/jessnonato__/status/1262450426856656896

Collor disse que mesmo sabendo que seria uma decisão difícil, ele resolveu assumir os riscos de perder sua popularidade e até mesmo a presidência, mas precisava acabar com a hiperinflação.

https://twitter.com/ONNBrasil/status/1262450399782424576

No Twitter, muitos internautas se mostraram revoltados com as declarações feitas pelo ex-presidente.