Coronavírus pode ser mais fatal entre pessoas obesas e Brasil tem mais um grave problema

A obesidade já compromete a saúde da pessoa e o quadro pode se agravar com a Covid-19.

PUBLICIDADE

No Fantástico deste domingo (17), o doutor Drauzio Varella fez um importante alerta para os brasileiros, já que mais da metade da população atualmente encontra-se acima do peso. O médico lembrou que a obesidade é um problema crônico e que traz um risco ainda maior neste tempo de pandemia causada pelo novo coronavírus.

A pessoa obesa pode sofrer com pressão alta, doenças cardiovasculares e também diabetes. Hoje no Brasil cerca de 57% dos adultos encontram-se acima do peso e 20%  dos brasileiros são obesos.

Com muitas pessoas tendo que ficar em casa confinado por causa da pandemia, muitos poderão ganhar ainda mais peso.

Segundo o Ministério da Saúde, a mortalidade dos jovens obesos é mais alta do que os idosos que estão acima do peso e que foram contaminados com a Covid-19.

E esta relação entre obesidade e o agravamento no quadro daqueles pacientes internados com o novo coronavírus está chamando a atenção de autoridades no mundo todo.

Nos Estados Unidos, onde 42% da população é obesa, a Covid-19 vem fazendo novas vítimas a cada dia e um médico norte-americano informou que a obesidade seria o segundo principal fator de risco para o novo coronavírus, ficando atrás somente da idade.

Perdendo peso em casa

Ficar dentro de casa ao invés de ir para o trabalho ou para a escola tem sido a rotina de muitos brasileiros, mas isso não significa que eles devem ficar o tempo todo na frente da TV, ou deitado no sofá mexendo no celular.

Vários vídeos estão sendo compartilhados nas redes sociais mostrando que é possível se exercitar dentro de casa. Alguns estão fazendo caminhada na garagem, outros usam a esteira, entre outros exercícios.

Também é importante fiar atento à alimentação, investindo sempre em frutas, verduras, legumes, evitando doces, chocolates e alimentos industrializados ou gordurosos.