Vídeo: Globo corta cena polêmica de Fina Estampa com transfobia e tentativa de aborto

A sequência polêmica de Fina Estampa foi eliminada no capítulo exibido na última sexta, na edição especial da reprise.

PUBLICIDADE

Na última sexta-feira (15), a Globo resolveu eliminar uma cena polêmica na edição especial da reprise de Fina Estampa. Esther (Julia Lemmertz) e Marcela (Suzana Pires) têm uma forte discussão quando a estilista compara a rival com uma travesti (de forma pejorativa), e a jornalista tenta fazer Esther engolir uma pílula abortiva.

Fina Estampa foi exibida em 2011, e atualmente vem sendo reprisada em horário nobre devido às paralisações das gravações de Amor de Mãe, causada pela pandemia do Coronavírus. Apesar da cena de ter sido eliminada da edição, ainda assim causou bastante polêmica, mesmo com o fato de ter sido exibida há 9 anos, internautas questionaram os diálogos pesados contra as transexuais.

A sequência que foi eliminada no capítulo de sexta-feira (15), mostrava quando Marcela vai até o prédio onde Esther Mora, e ela a aborda mesmo na porta de seu apartamento, a partir daí as duas começam uma briga, devido ao envolvimento da amiga de Teresa Christina, com Paulo. Durante a discussão, Esther compara de forma pejorativa a jornalista com uma travesti. Veja a sequência:

Esther questiona Marcela se ela gosta de quiabo, sem entender nada, ela pergunta se será convidada para jantar. É quando a estilista alfineta a rival e dispara: “Não, é que tem gente que gosta de quiabo, e tem gente que gosta de dormir com travesti”. A jornalista se revolta com a comparação e chama Esther de vaca, em seguida mandando ela se calar.

Porque é isso que você é: ‘um travesti’. É isso que o Paulo foi procurar na rua: um ‘travesti’ vagabundo e barato”, esbraveja Esther. Marcela não aguenta mais as humilhações e pede para a estilista parar e ela continua, ao questionar se Paulo iria gostar de uma mulher igual que “parece uma traveca”.

Tentativa de aborto

Outra parte que foi eliminada da sequência, é quando Marcela se revolta e tenta enfiar uma pílula na boca da Esther, com o intuito dela abortar o bebê que espera, no exato momento chega os vizinhos e apartam a briga das duas.

Nas redes sociais a cena cortada gerou bastante polêmica.