Segunda onda mais mortal do novo coronavírus é esperado pela Organização Mundial de Saúde

Muitos países podem não conseguir se preparar para enfrentar um cenário ainda pior do que o atual.

PUBLICIDADE

Hans Kluge, diretor da Organização Mundial de Saúde na Europa deu uma entrevista ao The Telegraph e contou que a região poderá enfrentar uma segunda onda do novo coronavírus e que esta seria ainda mais mortal do que está sendo presenciado agora.

O diretor da OMS aproveitou a ocasião para alegar os países que estão relaxando as restrições: “Agora é hora de se preparar, não de celebrar“.

O aviso serviu para vários países, inclusive o Brasil onde muitas cidades já começam a liberar o comércio e outras atividades que estavam suspensas desde o início da pandemia.

luge fez questão de enfatizar que a queda no número de casos relacionados à Covid-19 em países como a França, Itália e até mesmo no Reino Unido não quer dizer que a pandemia está chegando ao fim, muito pelo contrário.

Vale ressaltar que os casos continuam aumentando na Ucrânia, Rússia, Cazaquistão e também na Bielorússia.

Para o diretor da OMS esse momento deve ser enfrentado com sabedoria pelos governantes e assim eles possam fortalecer os sistemas públicos de saúde, além de capacitar todos os hospitais e as unidades básicas de saúde.

Japão e Cingapura são bons exemplos de países que estão encarando a pandemia do novo coronavírus com sabedoria e ao invés de comemorarem, estão é se preparando para o futuro. Países escandinavos não descartam a possibilidade de uma segunda onda e se preparam para que possam enfrentá-la da melhor forma possível.

Kluge alertou que uma segunda onda da Covid-19 pode chegar juntamente com um surto de outras doenças infecciosas e diante deste cenário somente os países que estão se preparando desde agora é que conseguiram manter a situação sobre controle.