‘Querem que um anjo desça do céu para dizer que o remédio dá certo?’, diz Damares

A ministra dos Direitos Humanos fez questão de mostrar apoio à utilização da substância.

PUBLICIDADE

Até o momento, não há vacina comprovada contra o novo coronavírus. Com isso, a população tem ficado cada vez mais apavorada, considerando que a Covid-19 tem se espalhado de maneira extremamente rápida por quase todos os países do globo, causando a morte de milhares de cidadãos.

Alguns países têm feito estudos a respeito do uso da cloroquina como possível cura para o coronavírus. O remédio é geralmente usado para combater o lúpus e a malária. Até o presente momento, não há comprovação de que a substância seja, de fato, eficaz no combate à doença, que já afeta mais de de três milhões de pessoas.

Mesmo assim, o presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro deixou claro que apoia a utilização do medicamento em pacientes que tenham testado positivo para a Covid-19 e afirmou ter mandado fabricar grande quantidade. A ministra Damares, que faz parte do atual governo, também mostrou grande apoio ao uso.

Recentemente, Damares deu uma entrevista, publicada pelo Jornal Folha de São Paulo, falando sobre as pessoas que estão criticando o uso da cloroquina: “Não tem comprovação científica? Como não tem? São milhares de páginas escritas por cientistas no mundo inteiro que o remédio dá certo, que a combinação de remédios… O que mais querem? Que um anjo desça do céu para dizer que o remédio dá certo?“.

Enquanto isso, o ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta, deu declarações a respeito do produto. Segundo o médico, a cloroquina pode causar infarto e arritmia no coração, podendo levar o paciente à morte.