Cuidado com aquele amigo ‘desgovernado’: médico diz que pum pode transmitir o coronavírus

Declaração foi proferida pelo australiano Dr. Normal Swan, em tom de brincadeira, após estudos encontrarem coronavírus em fezes de pacientes.

PUBLICIDADE

Uma suposta notícia que circula de maneira viral pelas redes sociais aponta que um médico teria declarado que as flatulências são capazes de transmitir o vírus causador da Covid-19, o coronavírus. Diante da falta de fontes a respeito do assunto, o portal E-Farsas apurou a veracidade da informação.

A tal declaração realmente existiu, e foi dita pelo o australiano Dr. Normal Swan, durante um podcast intitulado Coronacast, publicado em inglês no dia 17 de abril de 2020. O médico afirmou que as pessoas contaminadas pelo novo coronavírus devem evitar soltar puns perto de outras, pelo potencial de transmissão do agente infeccioso no ar. Mas há um detalhe, a informação foi proferida em tom de brincadeira.

O fundamento para o humor de Dr. Normal Swan se baseia em pesquisas recentes, que mostram a existência de coronavírus nas fezes de pacientes infectados com o agente infeccioso. Pelos processos digestivos, e a alta capacidade de propagação no ar, o vírus poderia ser eliminado juntamente com as flatulências, embora não haja qualquer estudo conclusivo sobre isso.

“Eu acho que o que devemos fazer em termos de distanciamento social e segurança é que… você não peida perto de outras pessoas e que não peida com o traseiro nu”, disse o doutor Swan em um tom bem-humorado. Sendo assim, a própria barreira das roupas de baixo seriam capazes de conter a propagação do suposto vírus contido nos gazes.

Neste sentido, atenção. O E-Farsas indica que a notícia é parcialmente verdadeira. Realmente o Dr. Normal Swan disse que os gazes podem transmitir o coronavírus, conforme consta no título desta publicação. Mas a declaração ocorreu em tom bem humorado, sendo uma especulação com embasamento científico, mas sem provas concretas até o momento.