in

Cuidado com aquele amigo ‘desgovernado’: médico diz que pum pode transmitir o coronavírus

Declaração foi proferida pelo australiano Dr. Normal Swan, em tom de brincadeira, após estudos encontrarem coronavírus em fezes de pacientes.

E-Farsas/Divulgação | The Stuffed Herald/Divulgação
Publicidade

Uma suposta notícia que circula de maneira viral pelas redes sociais aponta que um médico teria declarado que as flatulências são capazes de transmitir o vírus causador da Covid-19, o coronavírus. Diante da falta de fontes a respeito do assunto, o portal E-Farsas apurou a veracidade da informação.

A tal declaração realmente existiu, e foi dita pelo o australiano Dr. Normal Swan, durante um podcast intitulado Coronacast, publicado em inglês no dia 17 de abril de 2020. O médico afirmou que as pessoas contaminadas pelo novo coronavírus devem evitar soltar puns perto de outras, pelo potencial de transmissão do agente infeccioso no ar. Mas há um detalhe, a informação foi proferida em tom de brincadeira.

O fundamento para o humor de Dr. Normal Swan se baseia em pesquisas recentes, que mostram a existência de coronavírus nas fezes de pacientes infectados com o agente infeccioso. Pelos processos digestivos, e a alta capacidade de propagação no ar, o vírus poderia ser eliminado juntamente com as flatulências, embora não haja qualquer estudo conclusivo sobre isso.

Publicidade

“Eu acho que o que devemos fazer em termos de distanciamento social e segurança é que… você não peida perto de outras pessoas e que não peida com o traseiro nu”, disse o doutor Swan em um tom bem-humorado. Sendo assim, a própria barreira das roupas de baixo seriam capazes de conter a propagação do suposto vírus contido nos gazes.

Publicidade
Publicidade

Neste sentido, atenção. O E-Farsas indica que a notícia é parcialmente verdadeira. Realmente o Dr. Normal Swan disse que os gazes podem transmitir o coronavírus, conforme consta no título desta publicação. Mas a declaração ocorreu em tom bem humorado, sendo uma especulação com embasamento científico, mas sem provas concretas até o momento.

Publicidade

Inscreva-se em nosso canal no YouTube e fique por dentro de tudo o que acontece. CLIQUE AQUI

Publicidade
Henrique

Escrito por Henrique

Henrique Furtado é um redator que gosta de ocupar o seu tempo livre lendo notícias, e noticiando aquilo que acha mais interessante.