Em guerra com Bolsonaro, Witzel é investigado por fraude na compra de respiradores

A operação Mercadores do Caos incluiu o nome do governador, e avalia irregularidades na compra de equipamentos.

PUBLICIDADE

O governador Wilson Witzel foi incluído em um inquérito do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que investiga a ocorrência de fraude na compra de aparelhos respiradores no meio da pandemia pelo coronavírus no estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um esquema de corrupção instaurado nos bastidores do governo fluminense para desvio de dinheiro público.

A operação foi batizada Mercadores do Caos, em parceria com a Polícia Civil e o Ministério Público do Rio de Janeiro. Também está prestando auxílio nesta empreitada o Tribunal de Contas do Estado, que segue em esforços para que o caso seja apurado e os envolvidos punidos.

Os trâmites do inquérito estão correndo sob sigilo. Não foram dadas maiores informações sobre os motivos pelos quais os policiais federais e promotores optaram pela inclusão do nome do governador Wilson Witzel nas investigações. Pela posição que ocupa, o político possui foro privilegiado, o que faz com que parte da investigação seja deslocada para o STJ.

De acordo com o que as investigações apuraram até agora, há uma série de irregularidades na compra dos equipamentos, incluindo pagamentos antecipados para os fornecedores. Ao menos três empresas contratadas pelo estado tiveram seus bens bloqueados.

Desde o início da pandemia pelo novo coronavírus, Jair Bolsonaro e Wilson Witzel, juntamente com outros governadores, como João Dória, travam uma batalha ideológica por conta de divergências sobre as políticas para o enfrentamento da crise, principalmente o isolamento social, considerado exacerbado e promotor de desempregos e forte crise econômica vindoura por parte do presidente.