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5 atividades físicas para eliminar as dores nas costas hoje mesmo

Sentir dores nas costas é algo muito comum na vida de grande parte dos brasileiros, mas é possível aliviar o problema com alguns exercícios simples.

Reprodução: Brightside
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Existem diversas razões para o surgimento das dores nas costas, sendo a principal delas a idade, mas também a má postura ao se sentar ou andar, por exemplo.
Em grande parte das vezes, o problema ocorre por conta do espasmo em um dos músculos dessa região e causa bastante desconforto. 

No entanto, é possível adotar algumas atividades físicas para eliminar as dores nas costas hoje mesmo.

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1 – Cobra deitada

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The Prone Cobra isometric hold is one of the most effective exercises to correct poor posture of the head and shoulders. This exercise should be done at the end of your workout routine, or before bed. Lie face down on a mat, tuck your chin to lengthen out the back of your neck, lift your chest and arms off the ground with thumbs up, and shoulders externally rotated (open), and squeeze scapula together for a total of three minutes. If you are new to this exercise, try six sets of 30-second holds, or three sets of 1-minute holds. If you have excessive lumbar curve (Donald Duck) contract your glutes to stabilize the lumbar spine and prevent an increase in curvature. If you have a flat back (Pink Panther), turn your toes in toward one another to shut off the glutes to help increase lumbar curve. Keep your tongue on the roof of your mouth and breathe through your nose to increase stabilization of the cervical spine. For more info, grab a copy of Paul Chek's book How To Eat, Move, and Be Healthy.

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Essa posição refere-se a ficar deitado de bruços no chão, deixando as pernas e as mãos esticadas ao lado do corpo, tudo isso com as palmas das mãos em direção ao teto.
Então, é necessário apenas levantar a cabeça, peitos, braços e pernas do chão, para que os músculos da região lombar sejam contraídos. 

2 – Pombo reclinado

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Essa atividade tem como principal intuito aliviar as dores da região do nervo ciático.
Assim, para realizá-la é necessário levantar o tornozelo direito, cruzando o joelho esquerdo, formando uma espécie de número 4. 

Feito isso, basta segurar com as duas mãos a perna esquerda na região da coxa em direção a cabeça, mantendo essa posição por um minuto.

3 – Prancha Lateral

A prancha lateral é um exercício simples, onde tudo que é necessário é deitar-se de lado, deixando os joelhos retos.
Em seguida, é só colocar o cotovelo no chão, totalmente alinhado ao ombro, levantando o corpo utilizando a força do antebraço. 

4 – Gato Camelo

Para iniciar é necessário ficar na posição de quatro apoios, em seguida se encolhe o abdômen, trazendo o queixo para o peito e então contraindo os músculos.
A partir disso, os músculos da região da coluna são alongados, reduzindo as dores nas costas. 

5 – Inseto morto

Por fim, no exercício inseto morto é preciso deitar-se no chão com os braços erguidos na direção do teto.
Em seguida, se pressiona os músculos do abdômen, apertando a parte inferior da região das costas.

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