Urgente: ministro da Saúde, Nelson Teich, pede demissão do governo Bolsonaro

Teich pediu exoneração do cargo, após divergências com o presidente Bolsonaro diante da pandemia.

PUBLICIDADE

O Ministro da Saúde, Nelson Teich, pediu demissão nesta sexta-feira, 15 de maio. A informação foi dada pela TV Globo e pela Globo News. O pedido de exoneração do ministro da Saúde já foi enviado ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro. A demissão ocorre depois de menos de 30 dias de Teich no cargo. Antes, quem estava no ministério da saúde era Nelson Mandetta.

Discordância entre Teich e Bolsonaro chamava a atenção

Nas últimas semanas, chamava a atenção como Bolsonaro e Nelson Teich se desentendiam nos bastidores. O agora ex-ministro chegou a ser surpreendido algumas vezes durante coletivas de imprensa. Na última delas, o médico descobriu por jornalistas que o presidente havia colocado salões de beleza e até academias como locais que poderiam abrir durante a pandemia de coronavírus.

No Decreto de Bolsonaro, tais itens são colocados como essenciais. Muitos estados não adotaram as medidas de Bolsonaro e acabaram seguindo a quarentena de Covid-19 da forma como já estava, tendo esses serviços já suspensos.

Outro momento que causou polêmica foi a questão do uso da Cloroquina. O presidente defende o uso do remédio, mas pesquisas indicam que ele não é capaz de curar o coronavírus.

A demissão do ministro da saúde ocorre em um momento difícil para o país, que já está no top 6 daqueles mais afetados pela pandemia de coronavírus no mundo. Ao todo, já são mais de 14 mil mortes e 200 mil pessoas infectadas. Ainda não há um nome cotado para entrar no lugar do ministro da saúde nesse momento decisivo para o país.