Grave lesão neurológica e parada cardíaca: coronavírus pode causar doenças secundárias

Um garoto francês de apenas nove anos de idade morreu por decorrência de quadros possivelmente associados ao agente infeccioso.

PUBLICIDADE

Um alerta vindo de Marselha, sudeste da França, espalha-se para todo o mundo, e pode indicar novos problemas decorrentes do coronavírus. Um menino de nove anos morreu com sintomas parecidos com os da doença de Kawasaki. De acordo com os médicos que cuidaram do garoto, há fortes indícios de ralação com a síndrome da Covid-19.

A criança desenvolveu danos neurológicos graves, provocados após uma parada cardíaca. Apesar de não apresentar nenhum dos sintomas tradicionais do coronavírus, o garoto tinha “uma sorologia que mostrava que estava em contato” com o agente infeccioso. Os detalhes são do dr. Fabrice Michel, chefe da unidade de terapia intensiva pediátrica de La Timone, em Marselha, que cuidou do caso.

A trágica fatalidade não se restringiu a este caso. Nos últimos dias, em diversos lugares do mundo, relatos apontam mortes de crianças e adolescentes possivelmente associadas à síndrome de Kawasaki. A condição é considerada rara, e há fortes indicativos de ligação direta com a Covid-19.

Um adolescente de 14 anos, diagnosticado com Covid-19 mas sem apresentar nenhum sintoma, tampouco patologias subjacentes, morreu no Reino Unido recentemente. Caso semelhante envolveu uma criança de cinco anos, moradora da cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Os primeiros relatos da síndrome de Kawasaki datam de 1967, no Japão. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, dores abdominais, desconforto digestivo, erupção cutânea, olhos rosados e língua vermelha e inchada. As causas da doença ainda não são certas, embora sejam fortes os indícios de associação com processos infecciosos.