Mar ganha nova cor e atrai a atenção do mundo

O mar ficou iluminado e as imagens que a emissora de TV captaram encheram todos de esperança.

PUBLICIDADE

O mundo voltou seus olhos para o mar.  A imagem que você viu na capa desta matéria não é montagem, cena de filme, ou sequer teve efeitos especiais. A coloração intensa e reluzente acabou atraindo a atenção da rede BBC e o mar cintilante virou uma das matérias mais lidas do ano no site do canal.

O fenômeno não é tão raro, acontece no mar australiano e é causado por algumas algas que têm essa capacidade de emitir luz, um efeito de bioluminescência. Mas o que torna o efeito ainda mais ‘artístico’ por assim dizer, se deve ao fato de que a coloração dica ainda mais intensa nos pontos onde a água é mais agitada, o que ocasiona esse fluxo de luz acompanhando o vai e vem das ondas.

Outra curiosidade sobre o fenômeno é que ele só acontece (ou pode ser visto) a noite. As imagens impressionantes foram captadas pelo fotógrafo Jordan Robins na Baía de Jervis, na Austrália.

Assista ao vídeo de pessoas caminhando sobre a praia australiana

Efeito é tratado com naturalidade pelos australianos

Embora as imagens tenham ganhado o mundo e impressionado a maioria da pessoas, para os australianos, este efeito é conhecido. Casais apaixonados costumam aproveitar os momentos em que as algas ganham as orlas das praias para curtir a visão do luar combinado com a magia das águas.

Muitos pais também levam seus pequenos para correr na beirada e brincar com os ‘efeitos especiais’ que o momento proporciona. Tamanha beleza explica porque a reportagem da BBC acabou sendo uma das mais vistas e comentadas. As imagens foram capturadas em janeiro de 2020.