Cientista aponta que nova grande pandemia pode começar a partir do Brasil

A Floresta Amazônica pode ser o berço de um novo cenário de pandemia no mundo

PUBLICIDADE

Cientista aponta que a próxima grande pandemia pode começar no Brasil. O Brasil é um país rico em hidrografia, fauna, flora, minérios, extensão territorial, entre outras riquezas naturais. Por ser um país grande em extensão, ele possui diversos ecossistemas, tipos de solo e clima, e não se pode esquecer da Amazônia, que é a maior floresta do mundo. Dizem que é o pulmão da Terra, mas está sendo terrivelmente desmatada.

Cientista revela que nova grande pandemia pode começar no Brasil

Segundo o cientista David Lapola, a intervenção do homem em matas nativas, principalmente em matas tão grandes (Amazônia), pode causar um desequilíbrio ecológico, o que poderia fazer com que doenças virais que ocorrem no interior da floresta, possam ser enviadas para outras localidades causando uma terrível pandemia.

De acordo com Lapola, 38, a Amazônia é grande pote de vírus. A grande diversidade de plantas e bichos dentro da floresta ainda não é totalmente conhecida. Quando ocorre o desmatamento, os animais que possuem um habitat nesse local, tendem a migrar para outras regiões, sendo assim eles podem disseminar determinada doença, que para eles, que moram dentro do coração da floresta é comum, mas as pessoas de fora podem não possuir os anticorpos necessários para se manterem vivas.

A Amazônia pode ser o berço de um novo cenário de pandemia mundial

Lapola destacou que assim como o coronavírus pode ser oriundo de morcegos, um novo vírus vindo de algum animal desconhecido ou conhecido na floresta amazônica pode dar origem a um novo vírus.

Sendo assim, o cientista pede encarecidamente para que o desmatamento na floresta seja controlado. Dados apontam que somente nos 4 primeiros meses de 2020, a extração de árvores na floresta cresceu em 55% em comparação a 2019