Polêmica live de Bolsonaro com esposa de Silvio Santos e pastores vira caso de Justiça

A Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) ajuizou ação cobrando reparação por danos morais coletivos.

PUBLICIDADE

Jair Bolsonaro se reuniu com líderes religiosos no Domingo de Páscoa (14/04) com o objetivo de celebrar a data e despertar orações em prol do Brasil, que desde então começava a viver momentos conturbados por conta da pandemia provocada pelo novo coronavírus. Também participou do evento a escritora Íris Abravanel, esposa de Silvio Santos.

A transmissão durou mais de 2 horas, sendo exibida simultaneamente pelo Facebook de Jair Bolsonaro e pela emissora estatal TV Brasil. Dias depois, a referida live se tornou alvo de uma grande polêmica, indo parar na Justiça, sob alegações de desrespeito a princípios constitucionais.

Uma reportagem do jornal Folha de São Paulo apurou que a Atea (Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos) ajuizou ação exigindo que o presidente da República seja impedido de realizar novas lives do tipo, além de cobrarem uma reparação financeira em forma de indenização por danos morais coletivos.

Eles acreditam que o evento, incluindo líderes cristãos e judeus, fere o princípio do estado laico, disposto na Constituição Federal. Eles apontam ainda um desrespeito contra a legislação criadora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação).

Conforme apurou a mesma reportagem, na última terça-feira (12), o juiz Waldemar Claudio de Carvalho negou o pedido de liminar feito pela Atea. Ele disse não encontrar evidências que comprovassem as alegações do denunciante. O magistrado entende ainda que “não se pode confundir laicidade do Estado com ateísmo” e que esse princípio constitucional “não requer a negação ou indiferença ao Deus criador ou mesmo impede a manifestação em Sua crença por quem quer que seja, inclusive o presidente da República”.