in

Especialista explica como identificar a tosse causada pela Covid-19

O vírus causa irritação nas vias aéreas e insuficiência respiratória provocando tosse.

BananaStock/Thinkstock/VEJA/VEJA
Publicidade

O Brasil e o mundo estão vivendo um caso alarmante de pandemia, por conta do novo coronavírus. Sendo assim, qualquer pessoa com tosse, perto de você, já é motivo para ligar o estado de alerta, uma vez que não é possível identificar, em um primeiro momento, quem está ou não contaminado.

As pessoas que estão com a Covid-19 costumam ter uma infecção que gera inflamação. Sendo assim, a resposta do organismo é um estímulo, em forma de uma tosse seca, mesmo podendo variar de intensidade ou não. Uns pacientes apresentam uma grande quantidade, já outros não.

A revista Veja procurou especialistas no assunto, que confirmaram que o vírus atinge e inflama as vias respiratórias, ocasionando assim uma irritação com tosse seca e sem expectoração, uma vez que uma das características do novo coronavírus é manter a quantidade de muco.

Publicidade

Essa situação é contrária ao que já acontece com outras enfermidades, como a pneumonia, por exemplo. A origem desse problema pode ter até mais de uma explicação. O portal de notícias divulgou um trecho da entrevista com o profissional, que explicou como é possível identificar uma pessoa que pode estar com tosse, devido à contaminação pela Covid-19,

Publicidade

“O influenza atinge a região nasal e a garganta e tinha como sintomas o nariz escorrendo, dor de cabeça e uma sensação de sinusite. O coronavírus é de outra família e se liga ao ECA-2, um receptor que está presente em vários lugares, mas em concentração muito maior no pneumócito tipo II”, disse Franco Martins, que é médico pneumologista em uma faculdade no ABC paulista. Ele diz ainda que essa tosse também é ocasionada devido ao estímulo nervoso.

Na tarde desta quarta-feira (13), o Brasil atingiu o número de 13.149 mortes, com 749 novos óbitos em 24 horas. O número de casos positivos aumentou em 11.385, totalizando 188.974 pacientes diagnosticados com a doença.

Nado News

Escrito por Nado News

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 8 anos, trabalho também como redator há cerca de 3 anos, o que fez despertar uma nova paixão. Tanto que, atualmente, sou graduando em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .