Ketchup caseiro em apenas 2 minutos; é rápido, prático e delicioso

Com apenas 6 ingredientes é possível fazer este delicioso e natural ketchup.

PUBLICIDADE

O mundo todo conhece esse molho a base de tomates, porém, a maioria dos produtos industrializados contém alta quantidade de açúcares como a frutose, além de conservantes artificiais e outros ingredientes altamente duvidosos.

Para se ter uma ideia do quanto esse molho é apreciado, a indústria do catchup movimenta mais de 500 milhões de dólares por ano e apenas nos Estados Unidos. A principal vendedora do mercado norte-americano é a Heinz, que comercializa mais de 600 milhões de embalagens do molho anualmente.

Isso representa 60% do mercado de molhos no país, o que é responsável por torná-la líder, e ainda comercializando outros produtos como mostarda e maionese de boa qualidade. Esses outros condimentos são a preferência em alguns lugares, como a Holanda, mas o Ketchup continua na frente.

Como fazer um bom ketchup caseiro?
A começar pelos ingredientes, que são simples e você certamente tem em casa. Para começar a receita, separe os seguintes ingredientes: 

  • 4 tomates triturados ou aproximadamente 1 xícara de massa de tomate fresca;
  • 1 colher (sopa) de mel puro, de preferência orgânico, 100% natural;
  • 1 pitada de sal marinho
  • 1 pitada de molho de mostarda puro
  • 100 ml de água

Preparação:

O modo de preparo é simples e basta bater todos os ingredientes no liquidificador por cerca de 2 minutos. Muito fácil, não é mesmo!?

Cerca de 97% dos americanos consomem o produto. O molho é parte da “cesta básica” das famílias nos Estados Unidos. Estima-se que são consumidos mais de 1 litro do produto por pessoa no país a cada ano. 

Uma curiosidade interessante é que no século XIX, o produto era comercializado como medicamento. O primeiro catchup prometia tratar várias doenças. Era vendido como “Dr. Miles Extrato de Tomate Composto” e sua base era o tomate cozido, que contém substâncias que ajudam na prevenção de tumores do trato intestinal e da próstata.