Fique esperto: beber cerveja pode aumentar o número de picadas do mosquito da dengue

Especialistas revelam que consumir cerveja aumenta consideravelmente picada do inseto.

PUBLICIDADE

Um dos países que tem o maior número de consumo de cerveja em todo o mundo é o Brasil, com aproximadamente 70 litros de cerveja por pessoa durante todo o ano. Considerando ainda que o país é quente e que no verão esse consumo é ainda maior. Os bebedores oficiais de cerveja sempre procuram uma gelada para se refrescar. 

Porém é preciso ficar em alerta com um caso preocupante. Segundo especialistas, o alto consumo da bebida pode aumentar as picadas do mosquito que transmite a dengue, zika, chikungunya e malária.

O caso levanta tanta preocupação que o professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina, Carlos Brisola Marcondes, fala sobre dois experimentos que foram feitos no Japão e em Burquina Faso, que confirmam que ingerir cerveja atrai mais mosquitos para quem a bebeu.

Sendo assim, o líquido aumenta as picadas do Aedes Aegypt que se alimentam de sangue e transmite essas doenças. O que pode aumentar ainda mais o risco de infecções.

No estudo que foi realizado no país oriental, foi feito um teste com 350 ml da bebida para a atração de um mosquito de mesma espécie. Já em Burquina, foi dada uma quantidade não revelada da bebida feita de sorgo para o transmissor da malária.

O professor dias ainda que foi destacado o aumento na atração desses bichos, considerando também que foi constatado os mosquitos que sugaram o sangue de quem bebeu cerveja, tiveram uma autonomia de voo ainda melhor. Os pesquisadores acreditam que a cerveja aumenta o cairomônios, que atraem esses insetos.