Imagens fortes mostram como um autista enxerga o mundo em sua volta

Em vídeo com imagens fortes é possível ver como um autista enxerga as pessoas em sua volta.

PUBLICIDADE

Uma pessoa que tem um filho, parente ou amigo autista, sabe que eles têm desconforto em ambientes com bastante pessoas ou com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo. Isso é muito difícil de se presenciar, pois quem não tem conhecimento não pode nem imaginar o que eles estão passando ou sentindo. 

70% das pessoas que tem autismo não gostam de estar em ambientes como shoppings e supermercados, segundo uma pesquisa realizada pela National Autistic Society, considerando ainda que 1/3 deles pedem para sair do local. Como uma maneira para conscientizar esses estabelecimentos, foi criado um vídeo que tenta mostrar como um autista enxerga as coisas a sua volta.

Como é possível assistir, o vídeo mostra como os autistas processam algumas informações, sendo que são bem maiores do que uma pessoa sem isso. Um lugar com muita iluminação, barulhento e com muitas informações, é muito desconfortável para eles.

This is what it can feel like to be autistic

Everyone should see this video. We're working with the National Autistic Society to spread the word on 'Autism Hour', which will make these experiences easier for autistic people and their families. To find out more about when and where, visit their website www.autism.org.uk

Posted by VT on Wednesday, October 3, 2018

Chris Packham, que é embaixador da National Austistic Society, defende o momento que ele chama de “hora de autista”, que é quando estes lugares deveriam diminuir fatores externos como os citados acima, proporcionando a essas pessoas um lugar mais calmo para permanecerem.

O especialista ainda dá algumas dicas de como os donos desses locais podem agir, sugerindo que o barulho seja minimizado, bem como a claridade. Pede ainda para que as pessoas que trabalham aí, se informem sobre o que é o autismo, orientando também as pessoas que frequentam o estabelecimento.

Para Packham, é muito difícil que a maioria das pessoas entendam como um autista enxerga o mundo considerando suas dificuldades, minimizar esses problemas podem trazer uma qualidade de vida melhor para eles, sem alguns traumas.