Procon apreende álcool em gel irregular de marcas famosas

O órgão apreendeu milhares de frascos de marcas famosas, com produto irregular.

PUBLICIDADE

Durante a pandemia do coronavírus, a maioria das pessoas está se cuidando fazendo uso de máscaras e higienizando as mãos e objetos com álcool em gel 70%. Com isso, o número de vendas desses produtos aumentou de maneira significativa. O Procon-RJ, para tentar diminuir as fraudes, tem trabalhado intensamente na fiscalização dos produtos e identificou três marcas famosas que não estão em conformidade com os parâmetros do álcool em gel de qualidade. 

Procon apreende álcool em gel irregular de marcas famosas

As amostras apontaram três marcas famosas de álcool em gel irregular. A entidade está percorrendo os estabelecimentos que vendem o produto para fazer testes. O intuito deles é proteger o consumidor de possíveis fraudes. Esse trabalho é importante, pois o coronavírus é uma doença que está matando muito, e álcool em gel regular é um importante aliado para a higiene e prevenção.

O órgão está com tolerância zero em relação a esse assunto. Alguns consumidores foram os responsáveis pela descoberta. Eles fizeram denúncias informando que o cheiro e a consistência do produto que eles compraram, estavam diferentes do comum. Além disso, os rótulos estavam incompletos, faltavam informações.

Lista de marcas com produto irregular

Como já era esperado pelos consumidores, o resultado apresentou irregularidades nas seguintes marcas: Biobelly, Bio Hand e Assepticin Gel. O laboratório responsável por testar os produtos foi a Fiocruz. Eles chegaram a conclusão de que as três marcas não estavam adequadas às normas impostas pela vigilância sanitária.

A fiscalização, com os resultados em mãos, recolheu milhares de frascos dos produtos relacionados às marcas. Em todo o território do Rio de Janeiro, foram feitas retiradas de produtos das prateleiras. Drogarias, principalmente na Zona Sul do Rio, tiveram produtos recolhidos.