Por que você não deve tomar café em jejum?

Se você costuma tomar café com o estômago vazio, entenda o que pode acontecer com seu organismo.

PUBLICIDADE

Sentir que precisa de uma ajuda para ter disposição pela manhã é um sentimento comum. Por isso, muitas pessoas recorrem ao café para a primeira refeição do dia. Mas quebrar o jejum da madrugada com essa bebida pode não ser um bom hábito para o organismo.

Estudos sobre as reações do café no corpo humano apontam que o hábito de tomar essa bebida em jejum pode trazer graves consequências. E o principal motivo é que o estômago é um órgão realmente sensível, que, em jejum, fica ainda mais vulnerável. Diante disso, o café, principalmente muito quente, pela manhã, pode não fazer bem ao estômago. 

Um novo estudo mostra que beber café, sem comer algum alimento antes, é uma das principais causas de ‘inchaço’ do estômago, causando, inclusive, gases.
Em contato direto com o ácido hidro clorídrico, que existe no estômago, o café irrita as paredes do sistema gastrointestinal; e essa irritação pode causar gases e inchaço.

Se o hábito de tomar café em jejum permanecer por muito tempo, pode causar a Síndrome do Intestino Irritável, um distúrbio que provoca dores na barriga, gases, diarreia e constipação constantes.

Para evitar complicações no seu organismo, mas garantir um com ‘café’ da manhã, a dica é simples: tomar um pouco de leite, para quebrar o jejum da madrugada. Esse hábito pode diminuir os efeitos do cafezinho no estômago vazio.

E, se você é daqueles que sente muita fome pela manhã, a vida fica ainda mais fácil! O ideal é ingerir um bom lanche, com frutas e alimentos integrais, antes de dar os primeiros goles no tradicional café da manhã.