Jogadores do Grêmio se unem, aceitam redução salarial, mas vetam demissão de funcionários

Atletas aceitaram diminuição dos vencimentos, mas impuseram condição à diretoria.

PUBLICIDADE

O Grêmio voltou aos treinos na segunda-feira (4), mas ainda não sabe quando entrará em campo para uma partida. O futebol segue suspenso, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus e não há previsão de quando isso vai mudar. Em meio à discussão sobre o retorno das competições, outra discussão que agita o futebol diz respeito ao salário dos atletas.

Muitos clubes da Série A já anunciaram que os salários de jogadores e comissão técnica serão diminuídos. No Grêmio, a discussão avançou e, segundo o repórter Cesar Fabris, da Rádio Gre-Nal, os atletas do Imortal aceitaram diminuir uma porcentagem (não revelada) de seus vencimentos. Para isso, pórém, impusera uma condicão.

“Jogadores do Grêmio aceitaram diminuir % do salário com uma condição: CONTINUAR COM TODOS OS FUNCIONÁRIOS. Jogadores deixam uma caixinha no vestiário para arrecadar dinheiro. No final da cada mês divide entre os funcionários que não ganham bem”, escreveu Fabris no Twitter. Renato Portaluppi costuma ajudar todos os funcionários mensalmente. O treinador é ídolo e muito identificado com o clube.

Muitos atletas, especialmente os com salários altos, têm sido muitos solidários neste momento do futebol brasileiro. Em outros clubes, como no Flamengo, já houve demissão de funcionários por causa da crise financeira. No Grêmio, os atletas se uniram para que isso não acontença.

Tudo indica, então, que a diretoria do Tricolor não demitirá funcionários. Um clube de futebol não é formado apenas pelos jogadores e comissão técnica. Há profissionais que trabalham na cozinha, cuidando do gramado, na segurança, entre outras áreas.