Saudade do pastel de feira, né minha filha? Mas dá para fazer em casa e é muito fácil

Que delicia ir à feira e saborear aquele pastel quentinho, e por que não fazer em casa?

PUBLICIDADE

Você não vai precisar de muitos ingredientes o que facilita muito o preparo, o melhor é começar pelo recheio, prepare e deixe ele esfriando e assim que sua massa estiver pronta é só rechear e fritar.

Você vai usar para a massa: três xícaras de farinha de trigo, uma xícara de água morna, três colheres de sopa de óleo de soja, milho, girassol ou algodão, uma colher de sopa de aguardente que vai formar as bolinhas na massa do pastel, uma colher de sopa rasa de sal e farinha de trigo para trabalhar a massa.

Se você ainda não escolheu o recheio do seu pastel, a dica é o tradicional recheio de carne. Pegue a carne moída de primeira refogue ela em fogo baixo mexendo com um garfo para não ficar empelotada, quando estiver frita e sem água, coloque os temperos: sal, alho, cebola e cheiro verde sem excesso só para aromatizar e deixe esfriando. Outras opções são recheio de queijo e ricota, que é só colocar dentro da massa e fechar bem.

Voltando ao preparo da massa: em uma vasilha misture a farinha com o sal, e abra um buraco no meio, nesse buraco coloque o óleo, a aguardente e um pouco de água. Misture a água e a farinha aos poucos, cada vez pegando um pouco mais de farinha da borda do buraco. Quando a massa estiver ficando consistente, coloque mais água até que ela fique macia. Se a massa ficar um pouco grudenta é normal, mas em caso de excesso, coloque mais farinha para chegar ao ponto ideal.

Em uma mesa enfarinhada, abra a massa com a ajuda de um rolo e deixe-a fina. Se ela não ficar fina, não ficará crocante depois de fritar. Recheie a gosto, e feche com um garfo ou com o verso de uma faca. Frite em óleo quente em fogo médio-alto e escorra com o auxílio de uma escumadeira, depois deixe secando em papel absorvente.