Pandemia do novo coronavírus altera tradição do Dia das Mães

Famílias que estão levando o isolamento social a sério abrem mão de estarem fisicamente juntos.

PUBLICIDADE

A data comemorativa do Dia das Mães é considerada uma das mais especiais no calendário do país e vai ser celebrado no próximo domingo, 10 de maio. No entanto, diferente de anos anteriores a data vai ser comemorada de uma forma bem diferente do habitual. Por causa do distanciamento social imposto pela pandemia, muitos filhos provavelmente vão abrir mão daquele almoço tradicional ao lado dos familiares, que era recheado de beijos, abraços calorosos e presentes as mães.

Ter que lidar com a saudade que acabou sendo imposta pelo distanciamento físico não tem sido fácil, mas essa é a maneira considerada pelos especialistas como uma prova de amor em tempos de pandemia, principalmente pelos filhos que tem pais que façam parte do grupo de risco. Contudo, esse afastamento não precisa ser de tristeza e solidão.

A tecnologia tem sido uma grande aliada neste momento que mundo vive a quarentena, ajudando a encurtar distâncias, permitindo que filhos e mães consigam ficar conectados através de chamadas de vídeo, por exemplo.

É desta maneira que Akemi Nishimoto, de 38 anos, tem a pretensão de matar um pouquinho da saudade que está sentindo da mãe e da filha de três aninhos que está isolada com os avós. “Minha mãe já tem 65 anos e, desde o início da quarentena, em março, que não estamos nos encontrando. Como ela cuida da minha filha enquanto trabalho, optei por deixá-las juntas, para não ter risco de contaminá-la se ficássemos levando e buscando todos os dias“, disse a arquiteta.

Ela ainda revelou que abrir mão de estar com as duas não tem sido algo fácil, pois elas sempre foram muito unidas, mesmo sendo algo que é para proteção com a saúde. A arquiteta disse que no domingo vai fazer uma chamada de vídeo para poder amenizar um pouco a saudade, algo que a família tem feito nos últimos dias.