Não consegue parar de tomar café? Existe um motivo para sempre querer outra xícara

Entenda o motivo para querer tomar outra xícara de café horas após a primeira.

PUBLICIDADE

É comum a muitas pessoas a sensação de não conseguir se sentir disposta antes da primeira dose de café. Além disso, quem aprecia o café durante todo o dia, sente que não é possível ter um dia produtivo sem essa ajuda extra da ‘pausa para o cafezinho’.

E essa não é apenas uma sensação de quem gosta de tomar café ao longo do dia. A disposição acontece por causa da cafeína, contida na maioria dos cafés comuns. Esse elemento é o responsável por aumentar a produção de adrenalina no corpo, que é um neurotransmissor que ativa o metabolismo e ritmo cardíaco do corpo humano.

É por conta da produção de adenalina que, depois de tomar uma boa xícara de café, a sensação de disposição aumenta. Por outro lado, quem não tem o hábito de tomar muito café pode sentir o coração acelerado ao abusar da bebida, pois a cafeína é um estimulante, que funciona como um acelerador do seu sistema nervoso, deixando o indivíduo mais alerta e disposto.

Também, a cafeína tem um efeito vasoconstritor, o que aumenta a pressão arterial. Então, nos primeiros 10 minutos após tomar o café, o ritmo cardíaco acelera e a pressão sanguínea relativamente aumenta. Essa reação pode aumentar a capacidade de concentração até a aguçar a visão.

Porque o café vicia

Essa sensação de bem-estar é, sim, viciante. A cafeína diminui a reabsorção de dopamina do sangue. Então, ao aumentar a quantidade dessa substância no corpo, há uma sensação agradável de satisfação.

Essa reação no organismo pode ser a responsável pela cafeína ser tão viciante. Isso porque, quando a ingestão do café acaba, seu organismo “pede” uma nova injeção de ânimo e você acaba se deliciando com uma nova xícara de café, desencaadeando todas as reações de bem-estar e disposição novamente.