Casal gay masculino estão esperando seu primeiro filho juntos

De acordo com o casal, eles não ver a hora de está com o filho em casa.

PUBLICIDADE

Um casal gay, Ross e Chris Muller, são os primeiros parceiros gays do sexo masculino a receber fertilização in vitro (FIV) no Reino Unido. O casal de Edimburgo é o primeiro casal do mesmo sexo a se submeter a tratamento de fertilidade através do serviço nacional de saúde do Reino Unido, depois que o governo proibiu o uso de mães de aluguel.

A proibição foi levantada pelo governo escocês em 2018, o que significa que todos os casais, independentemente de sexo ou orientação sexual, são elegíveis para o tratamento de fertilização in vitro gratuito. 

Uma mãe de aluguel, de Cambridge, foi contratada através de uma empresa privada e um total de oito embriões foram criados a partir de óvulos doados e do fluído Ross antes que um fosse transferido para a barriga de aluguel em novembro passado.

O casal se casou em 2017 após se conhecer há uma década e mal pode esperar para que amigos e familiares conhecessem o filho. “Acho que muitos casais do mesmo sexo, homem e mulher, não sabem que isso existe, até descobrirmos isso.”, disse Ross sobre poder ter o seu primeiro filho dessa maneira. 

“Antes que soubéssemos que poderíamos colocá-lo no NHS, analisávamos em particular e a jornada de aluguel é de cerca de 45 mil libras. Depois que entramos em contato com o NHS, eles inicialmente disseram que não iriam verificar. Tivemos que continuar insistindo, foi quando eles nos disseram que seríamos os primeiros na Escócia a fazer esse procedimento”, contou o casal. 

Chris, de 38 anos, disse: “Nós mal podemos esperar que isso aconteça depois de tanto tempo esperando e lutando por isso. O berçário está terminado, acabamos de mudar de casa é o primeiro neto de minha mãe e pai, então não podem esperar”.