Médico diz que coronavírus pode ser só ‘ensaio’ de grande pandemia: ‘pode matar bilhões’

Eduardo Massad diz que próxima pandemia depois de coronavírus deve ser avassaladora.

PUBLICIDADE

A pandemia do novo coronavírus transformou a vida de toda população mundial. A profunda mudança foi tão catastrófica que as consequências do problema ninguém sabe dizer o tempo que vai durar. No entanto, um especialista fez um alerta assustador para a população sobre a grave situação. 

Segundo o profissional, a pandemia provocada pela Covid-19 pode não ser a mais grave a atingir a população mundial nos próximos anos. “Acho que a pandemia do novo coronavírus está mais para um ensaio geral da big one (a maior, ou a grande pandemia), essa sim uma pandemia que pode matar bilhões”, afirmou Eduardo Massad.

O profissional é físico, médico, atua como professor emérito de informática médica da USP – Universidade de São Paulo. ele recorre a estudos epidemiológicos, formulas e registros da história para poder fazer a afirmação de que a Covid-19 não vai ser um golpe na expectativa de vida dos seres humanos, sendo esse um dos critérios usados para eleger a maior das pandemias.

De acordo com o médico, a peste negra passou perto, até mais que a própria gripe espanhola, polo impacto demográfico que provocou na Europa inteira. A Covid-19 vai ser para que a sociedade tire lições importantes e fundamentais sobre o distanciamento social. De forma especial, pesquisas sobre o comportamento dessa doença respiratória, algo que é importante e essencial para uma grande pandemia futura, pois provavelmente ela atacaria os pulmões, contudo de uma maneira mais avassaladora.

Ao ser questionado sobre o que seria uma grande pandemia, o profissional explicou que ela teria proporções consideradas catastróficas chegando a matar cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo inteiro em menos de um ano. A situação provocaria uma queda bem significativa na expectativa de vida dos seres humanos.

Atualmente, a média é de 72 anos, mas com a grande pandemia passaria para 58 anos. A possibilidade é baseada, em parte, em eventos que já ocorreram na história, com a peste negra.