Barragem rompe em Minas Gerais, mata uma tonelada de peixes e deixa moradores em pânico

As famílias que já vinham sofrendo por causa da pandemia, agora terão um problema a mais para se preocuparem.

PUBLICIDADE

O rompimento de uma barragem em Rio Casca, Zona da Mata em Minas Gerais nesta última sexta-feira, dia 1º de maio, matou pelo menos uma tonelada de peixes, entre muitos outros animais, além de deixar a população em pânico, pois todos sabem que a situação que já era difícil ficará ainda pior.

A Polícia Militar de Meio Ambiente informou que o rompimento foi de uma barragem de dejetos de uma suinocultura que fica na região. As famílias que moram próximas onde tudo aconteceu já veem enfrentando problemas por causa da pandemia do novo coronavírus e agora a situação poderá ficar ainda mais complicada.

O Ministério Público de Minas Gerais deverá ser acionado hoje para que todas as medidas sejam tomadas e os moradores recebam algum tipo de ajuda, já que agora terão problema para tirarem seu sustento.

Os policiais disseram que ao chegarem ao local encontraram cerca de 100 quilos de peixes mortos, porém, mais de 1 tonelada já havia sido retirada antes mesmo que as autoridades pudessem registrar tudo.

Ainda segundo informações, foram realizadas algumas diligências onde foi possível constatar que a fonte poluidora foi uma barragem de dejetos de uma granja de Urucânia. Essa lagoa vinha recebendo dejetos sem nenhum tipo de tratamento e tinha 12 mil m³.

A Polícia Ambiental já fez todo o procedimento, e a Copasa assegurou a qualidade da água. Vamos acionar as autoridades competentes nesta segunda, pois durante o feriado é bem complicado. Amanhã (segunda) mesmo já vou me reunir, coletar informações e tomar as devidas providências“, informou o vereador Alexandre Pint Coelho, do PT.