Estas são as 7 lendas mais propagadas sobre o diabetes

O diabetes é uma doença que atinge milhões de pessoas em todo o mundo e é cercado de mitos.

PUBLICIDADE

Os dois tipos de diabetes são umas das doenças que mais atingem pessoas ao redor do planeta. Milhões de pessoas sofrem desse mal vivendo ainda em meio à lendas sobre a doença. Este artigo visa esclarecer para você alguns desses mitos.

Insulina elimina o risco de hipoglicemia

Pelo contrário, este é um dos maiores riscos dessa medicação, para tanto a dose deve ser administrada corretamente seguindo à risca a indicação médica, diminuindo assim o risco. O paciente deve respeitar também o intervalo de 3 horas entre as refeições, lembrando que o jejum noturno não pode ultrapassar a 8 horas.

Fico doente porque uso insulina

Mais um mito que cerca as pessoas e isso é uma das maiores mentiras sobre o medicamento, uma vez que é uma das formas mais difundidas para o tratamento do diabetes.

Dói aplicar insulina

A injeção do medicamento é feita na barriga, coxa ou nádega, sua dor se assemelha com a picada de um inseto, depois de certo tempo essa dor nem é mais sentida, sentindo apenas a picada da agulha da avaliação glicêmica.

Insulina emagrece

Outro mito que precisa ser desmentido, pois o medicamento pode na verdade é aumentar o peso. As pessoas precisam estar cientes que este não deve ser o motivo para evitar a aplicação, a saúde deve ser levada sempre em primeiro lugar.

Diabéticos do tipo 1 é que usam insulina

Os pacientes com esse tipo de diabetes são obrigados a fazerem a administração desse medicamento, o tipo 2 tem o uso dele como opção.

Não posso ingerir comprimido pois uso insulina

Outra mentira sobre o tratamento do diabetes, pois dependendo da situação do paciente, devem ser realizados tratamentos complementares.

O número de diabéticos está diminuindo

A doenças vem acometendo cada vez mais pessoas em todo o mundo, dentro de 10 anos estima-se que 552 milhões de pessoas tenham a doença.