Calendário da 2ª parcela do auxílio emergencial é alterado e novas datas sairão na próxima semana

O governo federal alterou as previsões para o início do pagamento da segunda parcela, e novo calendário sai na próxima semana.

PUBLICIDADE

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o cronograma para o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial sairá na próxima semana. As informações são do presidente do banco, Pedro Guimarães, durante uma videoconferência em que apresentou os dados relativos ao balanço do pagamento da primeira parcela de R$ 600.

Com isso, haverá uma alteração no cronograma previamente apresentado pelo governo federal. As expectativas iniciais eram de que a segunda parcela começasse a ser paga no início desta semana, a partir da segunda-feira (27/04), para os beneficiários inscritos no Cadastro único e por meio do aplicativo do auxílio emergencial lançado pela Caixa Econômica Federal.

O Ministério da Cidadania havia adiantado o comunicado feito por Pedro Guimarães, informando que a segunda leva de pagamentos ocorreria apenas neste mês de maio. Ainda de acordo com o presidente da Caixa, o banco segue detalhando o fechamento dos pagamentos da primeira parcela e o calendário será definido após uma reunião com o ministro da pasta, Onyx Lorenzoni, e respectiva aprovação do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Mudanças nos dias do pagamento

O Brasil vivenciou uma grave crise por conta das aglomerações nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal nos últimos dias, por conta de uma mistura no cronograma dos pagamentos, que levou várias pessoas ao mesmo tempo aos bancos para efetuarem seus saques.

De acordo com Pedro Guimarães, tendo em vista que a Caixa possui agora um detalhado banco de dados com os 50 milhões de beneficiados, o pagamento seguirá um cronograma muito mais simples e eficiente, a fim de que as aglomerações sejam evitadas.