Fumantes estão mais protegidos do coronavírus? Entenda

Estudo realizado na França aponta que os fumantes de cigarro podem estar mais protegidos; saiba porque.

PUBLICIDADE

O cigarro é considerado há muitos anos, como um inimigo da saúde dos seres humanos, ele é prejudicial para as pessoas que fumam, e para quem convive no ambiente do fumante e inala a fumaça produzida. Mas, um estudo está tentando comprovar que os fumantes são quase imunes aos sintomas da Covid-19. 

Fumantes estão mais protegidos do coronavírus? Entenda

Em meio a pandemia, muitos estudos estão sendo realizados para tentar mapear o vírus e como ele age nos seres humanos, em diferentes contextos e grupos. Um estudo realizado na França teria comprovado que fumantes são a minoria em relação ao número de internados em estado grave pelo coronavírus. Na França, um quarto da população adulta fuma. Existem atualmente 11.000 internados pelo coronavírus e apenas 8,5% desse total são fumantes. A suspeita é que a nicotina é a responsável por esse feito.

Um estudo realizado na China teve aproximadamente os mesmos resultados. Será que isso significa que o cigarro serve de proteção para o coronavírus? Pesquisadores franceses afirmam que sim, apesar de parecer controverso a todas as pesquisas sobre doenças respiratórias.

Os pesquisadores afirmaram que os fumantes não estão imunes de adquirir a doença, mas, os infectados que possuem histórico de uso de cigarros tem os sintomas amenizados na maioria das vezes, ou seja, ele contrai a doença mas não precisa ficar internado, pois, na maioria dos casos os sintomas mais graves não o atingem.

Estudo francês tenta comprovar isso

O governo francês ficou preocupado com a reação da população em relação a nicotina e decidiu proibir a venda do produto nas farmácias sem receita médica. Os estudos ainda estão sendo aprimorados, mas estão sendo realizados por pesquisadores de universidades renomadas.