Pesquisa descobre que comer doce prejudica inteligência e memória

Entenda como esse hábito alimentar pode prejudicar sua inteligência, segundo estudo científico.

PUBLICIDADE

Pesquisas divulgadas pela Universidade da Califórnia, em Los Angeles (USA), supreendem os amantes de doces por todo mundo. Segundo os estudiosos, ao ingerir o açúcar, as ligações entre os neurônios ficam prejudicadas e as habilidades cognitivas tornam-se lentas.

O médico Fernando Gomez-Pinilla, da UCLA (sigla da universidade), corrobora o estudo ao realizar testes em ratos e obter resultados significativos. O cientista dividiu os ratos em dois grupos: um recebeu melado de milho e ração, e o outro foi oferecido ração e óleo de linhaça.

Fernando Gomez-Pinilla destaca que a opção pelo melado de milho foi por conta da alta concentração de frutose, um tipo de açúcar presente em diferentes alimentos muito comuns. Já o óleo de linhaça contém o ômega-3 e, especialmente, o ácido graxo DHA (ácido Docohexaenóico), que é essencial, mas não é produzido pelo organismo.

Para a experiência, os ratos foram treinados duas vezes por dia em um labirinto. Já com a nova dieta sendo executada, os ratos refizaram o treino após seis semanas. O grupo que estava ingerindo óleo de linhaça percorreu o labirinto muito mais rapido. Os ratos que estavam ingerindo muito doce foram mais lentos e mostraram um declínio na atividade sináptica.

Como resultado: os neurônios dos ratos açucarados tiveram problemas na transmissão de mensagens e suas habilidades de raciocínio e memória foram prejudicadas por conta do novo hábito alimentar.

A pesquisa ainda aponta que os níveis de frutose podem bloquear a habilidade da insulina de regular como as células usam e armazenam o açúcar, mudando a relação do corpo com o doce.