Macarronada acompanhada de almôndegas de salmão é um prato sofisticado e sem gastar muito

Macarronada com almôndegas é uma receita tradicional, mas que tal substituir a carne bovina pelo Salmão? Prato requintado, hein?

PUBLICIDADE

Esta receita é dividida em duas etapas, as almôndegas e a massa com molho. Inicie pelo preparo das almôndegas utilizando os seguintes ingredientes: 250 gramas de salmão sem pele e sem espinhos, ¼ de xícara (chá) de batata cozida e amassada, ½ cebola, 1 dente de alho, raspas de 1 laranja, 1 colher (chá) de sal, pimenta-do-reino a gosto e azeite a gosto.

O modo de preparo é simples, descasque a cebola e o alho e corte a cebola em quatro pedaços. No processador de alimentos ou no liquidificador, bata todos os ingredientes com meia colher (sopa) de azeite até formar uma pasta. Lambuze a palma das mãos com azeite e modele as almôndegas do tamanho de bolinhas de pingue-pongue e reserve.

Agora, é hora de fazer a massa e o molho, os ingredientes são: Três xícaras (chá) de Orecchiette ou outra massa curta de macarrão, duas xícaras (chá) de creme de leite fresco, uma xícara (chá) de suco de laranja, azeite a gosto, sal, pimenta-do-reino e endro a gosto.

Leve ao fogo alto uma panela grande com cerca de quatro litros de água. Assim que ferver, junte duas colheres (sopa) de sal, acrescente o macarrão e deixe cozinhar até ficar al dente conforme as instruções da embalagem. Enquanto o macarrão cozinha, prepare o molho.

Para o molho, leve uma frigideira grande ou uma panela ao fogo médio, regue com meia colher (sopa) de azeite e acrescente metade das almôndegas. Deixe dourar por quatro minutos, mexendo de vez em quando com a espátula para dourar por igual. Transfira as almôndegas para uma travessa.

Na mesma frigideira que você fritou as almôndegas ou outra, regue com o suco de laranja, adicione o creme de leite e leve ao fogo médio. Assim que ferver, adicione as almôndegas e tempere o molho com sal e pimenta e deixe cozinhar por mais três minutos. Assim que estiver cozido, reserve meia xícara (chá) da água do cozimento.

Escorra o macarrão, desligue o fogo do molho e adicione endro picado a gosto. Junte o macarrão cozido e misture bem. Se quiser um molho mais fluído, adicione a água do cozimento aos poucos. Transfira para uma travessa e finalize. Sirva a seguir.