Kim Jong-un em estado vegetativo? O que se sabe sobre o ditador da Coreia do Norte

Começaram a circular rumores de que o ditador pode ter até mesmo ter morrido.

PUBLICIDADE

Neste sábado (25), começaram a circular notícias de que Kim Jong-un estaria em estado vegetativo. Segundo o site TMZ, o ditador da Coreia do Norte se encontra em estado grave ou pode até mesmo já ter falecido, após ter sido submetido a uma cirurgia no coração.

Ainda de acordo com o TMZ, Kim Jong-un precisou ser atendido às pressas por uma equipe de cirurgiões da China, só que o resultado do procedimento não foi o esperado. O ditador pode ter enfrentado um problema no coração e foi preciso implantar um stent, só que o procedimento pode ter sido mal feito.

Quase não há informações pessoais sobre o líder norte-coreano, mas ele deve ter cerca de 36 anos e por causa da obesidade e do vício no cigarro, teria sérios problemas de saúde.

De acordo com a agência de notícias sul-coreana, a Yonhap, a última vez que o ditador apareceu em público foi no dia 11 de abril, quando foi a uma reunião com a alta cúpula de seu governo. Depois, ele visitou um local onde são realizados exercícios militares.

Os serviços de inteligência dos Estados Unidos estão acompanhando o caso de perto, só que por enquanto nada de concreto foi revelado. Fontes do governo norte-americano até já contestaram os rumores de que o ditador estaria morto.

A Coreia do Sul também se pronunciou a respeito e disse que não detectou nada de ‘anormal’ no país vizinho, sendo assim, não há evidência de que Kim veio a óbito.

A situação é complicada, pois não deve existir um plano para a sucessão na Coreia do Norte, por isso, caso o ditador realmente se encontre em estado vegetativo, deve começar uma intensa disputa pelo poder naquele país.