Perfil de Babu chama Thelma de ‘mucama’ e tudo acaba mal

Mucama é um termo racista que remete ao período da escravidão no Brasil e na África Portuguesa.

PUBLICIDADE

Babu e Thelma construíram uma bonita amizade dentro da casa do Big Brother Brasil. Em determinado momento do jogo, Babu explicou que não votaria em Thelma e o fato estava implícito para todos: por ela ser uma mulher negra. O ator, aliás, foi muito elogiado durante sua trajetória no jogo ao falar sobre machismo com participantes já eliminados do reality.

Fora da casa, porém, a situação foi um pouco diferente. O perfil oficial de Babu no Twitter causou polêmica ao fazer um comentário considerado racista em relação a Thelma. “Toda fada tem uma mucama para lhe servir”, escreveu o perfil de Babu contra a médica. 

O texto foi publicado dias depois de o mesmo perfil ter dito que chamar uma mulher de mucama é uma das piores ofensas. Rapidamente, internautas reagiram e apontaram racismo no post do perfil oficial de Babu. No Twitter, a frase “Thelma merece respeito” tornou-se um dos assuntos mais comentados do microblog nesta quinta-feira (23).

No Brasil e na África Portuguesa, mucamas eram as escravas ou criadas negras que viviam mais próximas dos senhores. Elas ajudavam nos serviços caseiros e acompanhavas as senhoras em passeios. Além disso, as mucamas poderiam servir como ama de leite dos filhos dos senhores. 

O perfil de Babu se desculpou com um comunicado em que afirma que não há apenas um administrador na página nem uma agência de publicidade cuidando dos posts. “Hoje, um de nossos colaboradores, ou melhor, um amigo, erro ao compartilhar um texto que não foi criado por nós, e que veio em apoio ao Babu. Ele mesmo admite e já pediu afastamento da equipe”, afirmou o texto. Babu, Thelma e Rafa estão no último paredão. Manu Gavassi está na final, marcada para segunda-feira (24).