Rato na casa do BBB20 vira piada, mas situação é séria e perigosa

PUBLICIDADE

A presença de um rato no armário do espaço VIP do BBB20 chamou a atenção dos internautas e viralizou. O roedor que apareceu nas imagens transmitidas pelo pay-per-view ganhou até nome, Genilson, e um perfil no Instagram que já tem mais seguidores do que Hadson, por exemplo.

Apesar das muitas brincadeiras que estão sendo feitas nas redes sociais e de alguns internautas dizerem que o rato foi colocado na casa por Boninho, diretor-geral da atração, a presença do roedor é algo sério e preocupante. Ratos causam doenças.

Os roedores podem causar cerca de 30 doenças. As três mais comuns são a leptospirose, a hantavirose e a peste, conhecida popularmente como febre do rato. A leptospirose, a mais conhecida, é transmitida pela urina dos ratos, ratazanas ou camundongos. A doença é causada pela bactéria leptospira.

A hantavirose é uma doença infecciosa grave e pode ser transmitida pela urina, fezes ou saliva dos roedores. O vírus pode demorar 60 dias para entrar em ação. A peste também é uma doença infeciosa aguda e é transmitida pela picada da pulga de ratos infectada por uma bactéria chamada yersinia pestis.

O BBB20 está na reta final e quatro participantes estão na disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão: Babu, Manu, Thelma e Rafa. Um dos participantes vai ser eliminado antes da grande final do Big Brother Brasil, que está marcada para a próxima segunda (27). A disputa está intensa e as torcidas dos confinados estão agitadas nas redes sociais. A prova que definirá o primeiro finalista será definida hoje (23).