‘Fui preso por fingir ter o coronavírus no Facebook’

PUBLICIDADE

O coronavírus é um problema que exige cuidado. No entanto, em todo o mundo, as famosas notícias falsas causam grandes estragos. Algumas pessoas já estão sendo presas por divulgarem fake news. Isso já é considerado um problema, pois para organizações de direitos humanos, isso pode restringir a liberdade de expressão na internet. 

Michael Lane Brandin, por exemplo, decidiu informar que estava com o coronavírus na internet. Ele sabia que a publicação causaria muitos comentários. No entanto, o americano foi mandado embora do emprego, foi preso e, agora, vai enfrentar um julgamento nos Estados Unidos por disseminar notícias falsas na internet. 

No post, o americano dizia que foi diagnosticado com a Covid-19 e que médicos teriam dito a ele que o vírus se transmitia pelo ar. Não demorou muito e pessoas ficaram preocupadas, ligando para hospitais e querendo saber mais informações a respeito do vírus. 

A polícia entrou em contato com o rapaz e pediu que ele explicasse que o seu post, na verdade, era um “experimento social”. Ele prontamente fez, mas já era tarde, já que Michael passou a ser processado. “Dando prosseguimento a uma queixa oficial do promotor criminal do distrito, o juiz do Condado Jacques Blanchett emitiu um mandado de prisão para Brandin pelo crime de alarme falso, uma contravenção classe A“, postou a polícia da região. 

“Fiz isso para provar como é fácil alguém postar algo online e causar pânico. Eu queria provar que é importante que as pessoas estejam bem informadas e façam suas próprias pesquisas antes de acreditar em tudo o que leem ou escutam”, garantiu o americano, que teve que pagar uma fiança de mil dólares e agora vê sua família tendo que ajudá-lo a pagar as contas.