Monte seu calendário e tenha sucesso nos estudos durante a pandemia da Covid-19

PUBLICIDADE

Durante este período de isolamento social devido ao coronavírus, muitas aulas presenciais foram substituídas pelas online, para impedir que haja contaminação entre os alunos com o vírus.

Monte seu calendário e tenha sucesso nos estudos, durante a pandemia do covid-19

Com a nova rotina de conciliar trabalho, tarefas de casa e estudos, os estudantes encontram dificuldade para se adaptar a nova realidade. O importante é não se deixar desanimar e perder o foco no objetivo, seja nos estudos do ensino médio, pré-vestibulares, faculdades ou no cursinho para concurso.

Quanto às dúvidas de como e por onde começar, e aproveitar este momento para melhorar o desempenho nos estudos, confira a seguir 6 passos para organizar seu tempo para os estudos e boa sorte!

1-Planeje os horários

Anote os horários em que tem compromissos fixos, considerando os horários em que acorda, dorme e em que faz suas refeições. Baseado nestas anotações, conseguirá dividir entre horários fixos e os momentos livres para poder organizar e ajustar seus horários programados no seu cronograma de estudos. Lembre-se de estabelecer um tempo para cada matéria com intervalos.

2-Crie um cronograma de estudos

Monte um calendário dividido por mês, semestre e ano do seu período de estudos definidos. Estabeleça sua trajetória de estudos, e poderá visualizar o quanto avançou, o que precisa ser feito e quais são as prioridades. Acontecendo algum imprevisto que o impeça de cumprir seu cronograma de estudos, será fácil identificar onde parou. Deixe seu calendário em um lugar que possa vê-lo sempre.

3-Separe um bom local

Reserve um espaço próprio para estudar, com boa iluminação, mas, se durante à noite, use uma luminária para não prejudicar a saúde visual. Desligue o celular e evite barulhos e distrações que o impeça de se concentrar. Separe uma mesa adequada para estudar, onde tenha acesso a seus materiais.

4-Prioridades

Priorize as primeiras horas do dia para estudar quando sua mente ainda está tranquila para ter maior facilidade para se concentrar e escolha para este momento para as matérias mais difíceis. A dica é deixar as matérias fáceis ou que tenha afinidade para a metade ou final do período, quando não precisa de tanto esforço. Outra dica é separar algumas horas no seu calendário para revisão.

5-Atividade física

Se exercitar é fundamental para manter o corpo em forma e traz vários benefícios, diminuindo a ansiedade, oxigenando o cérebro e aumentando sua disposição. Se dedicar uma hora pelo três vezes por semana, valerá muito a pena.

6-Aproveite os recursos disponíveis

Cada minuto deve ser aproveitado, então, aproveite os pequenos tempos como oportunidades para estudar, indo para o trabalho, no transporte ou durante uma corrida. Otimize seu tempo com diferentes recursos de estudos disponíveis: videoaulas, podcast, resolver alguns exercícios pelo celular, assistir a um filme em outro idioma.

Com estas dicas, você estará pronto para ter sucesso na organização dos seus estudos.